Setecentos e quinze membros das FDS protegem “tocha” na Zambézia

 

 
 
SETECENTOS e quinze membros das Forças de Defesa e Segurança foram mobilizados nos vinte e dois distritos da Zambézia para proteger a chama da unidade nacional, que desde domingo está a percorrer a região norte desta província.
A porta de entrada da tocha foi o Posto Administrativo de Ligonha, no distrito de Gilé, onde milhares de pessoas de todas as idades acorreram ao local para a tocar.
O secretário de Estado na Zambézia, Avelino Muchine, disse, na ocasião, que a recepação apoteótica da chama representa a consolidação e reforço da unidade nacional e reconciliação, depois de tumultos verificados no período pós-eleitoral.
Muchine pediu às lideranças comunitárias locais para mobilizar a população por forma a estar presente na recepação da tocha de um distrito para o outro, o que vai fortalecer a moçambicanidade.
A tocha vai permanecer na província da Zambézia até ao dia 13 deste mês, saindo depois pela localidade de Pinda, no distrito de Morrumbala, para Mutarara, em Tete, através do rio Chire.
“50 Anos da Independência: Consolidando a Unidade Nacional, a Paz e o Desenvolvimento Sustentável” é o lema escolhido para as celebrações deste ano, cujo epílogo será a 25 de Junho próximo.